Tipos de empresas: como escolher o ideal para prestadores de serviços?
Conheça os tipos de empresas e saiba qual é a melhor opção para você prestar serviços.
Se você planeja abrir uma empresa de serviços, escolher entre os tipos de empresas é fundamental para começar da forma certa.
Por isso, a escolha deve ser pensada e todos os fatores importantes devem ser considerados para evitar fracassos.
Pensando em garantir que você comece seu negócio com o pé direito, elaboramos um guia abrangente que te ajudará a escolher o ideal entre os tipos de empresas disponíveis.
Esse material está organizado para ajudá-lo. Confira!
O que são tipos de empresas?
Para abrir sua empresa, seja qual for o setor e tamanho, o primeiro passo é selecionar uma natureza jurídica.
Basicamente, os tipos de empresas ou tipos de CNPJ dizem respeito à natureza jurídica do negócio.
É fundamental compreender as diferenças entre cada um dos tipos de empresa e fazer a escolha certa, pois isso determinará o tratamento legal que sua empresa receberá.
Os tipos variam conforme algumas particularidades do negócio. Por exemplo, a atividade comercial, faturamento e sócios.
Quais os tipos de empresas e qual o ideal para uma prestadora de serviços?
1. MEI – Microempreendedor Individual
O MEI será a primeira opção para muitos empreendedores. Com o MEI, não é viável ter sócios, pois se trata de um tipo de CNPJ individual.
Se você já é um prestador de serviços autônomo que pretende formalizar serviços, essa é uma ótima opção a ser considerada.
Para verificar se você se enquadra nessa categoria, pode consultar a lista de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) permitida para microempreendedores. Além disso, você precisa se certificar de que seu faturamento anual não é superior a R$ 81 mil.
Um benefício significativo de abrir um MEI para prestadores de serviços é a possibilidade de consolidar todos os impostos em uma única guia mensal, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
2. EI – Empresário Individual
Uma empresa individual opera em seu próprio nome e também não tem sócios. Ela tem responsabilidade ilimitada e é restrita em suas atividades.
A principal distinção entre uma EI e outros tipos sociais é que ela não tem personalidade jurídica.
Em vez disso, o indivíduo registra seu próprio nome no nome da empresa para formalizar sua atividade individual.
A responsabilidade financeira da empresa recai exclusivamente sobre o proprietário. Desse modo, nas situações em que ela tenha dívidas pendentes, o capital do sócio pode ser comprometido.
3. LTDA
Uma sociedade de responsabilidade limitada (LTDA) é uma entidade legalmente complexa que requer pelo menos duas pessoas para ser constituída.
Nesse caso, a empresa é aberta por quem deseja constituir uma sociedade. O capital da empresa é dividido em ações entre seus sócios, o que pode lhes dar diferentes graus de poder de decisão.
A responsabilidade nessa empresa é limitada, os sócios não respondem pelas dívidas da empresa.
4. SLU – Sociedade Limitada Unipessoal
A SLU foi criada para abrir novos caminhos para os empreendedores. Como tipo jurídico, é possível criar uma sociedade sem sócios.
Quem quiser abrir uma SLU sozinho, poderá. Além disso, a empresa pode ser constituída sem necessidade de capital social mínimo e com responsabilidade limitada.
5. Sociedade Simples
Uma sociedade simples é um tipo de empresa que visa reunir profissionais para atividades intelectuais. Empresas médicas, por exemplo, podem optar por esse tipo de sociedade de responsabilidade ilimitada.
Como abrir uma empresa de prestação de serviços?
E aí, já dá para escolher entre os tipos de empresas para os seus serviços? Depois disso, sabe qual é o próximo passo? A formalização da sua empresa!
Para isso, você irá precisar seguir alguns passos, veja a seguir o que é indispensável para abrir a sua prestadora de serviços:
- Faça o estudo de mercado/público-alvo;
- Elabore o plano de negócios;
- Escolha o porte e regime de tributação da empresa;
- Elabore o Contrato Social;
- Faça o registro na junta comercial;
- Realize o cadastro na Receita Federal para obter o CNPJ;
- Realize o cadastro Estadual e Municipal;
- Faça o registro nos órgãos competentes para obter os Alvarás – Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário, Licença do Corpo de Bombeiros, etc.
Pode até parecer complexo e extenso, mas a legalização da sua empresa é a primeira tarefa que irá determinar o sucesso ou fracasso de sua empresa.
Mas o processo não precisa ser burocrático e cheio de dúvidas. Você pode facilitar o processo tendo o apoio de uma empresa contábil especializada na abertura de empresas.
Por isso…
Conte com o respaldo da FIC ASSESSORIA E CONTABILIDADE para uma escolha certeira!
Somos especializados no processo de abertura de empresa, portanto, te ajudaremos a ter uma empresa de sucesso desde os primeiros passos.
Isso significa que vamos ajudar com a escolha do tipo de empresa, do regime tributário e em todas as decisões e ações importantes e necessárias na constituição da sua empresa de prestação de serviços.
Fale conosco e garanta o sucesso dos seus serviços!
Clique no botão abaixo agora!
QUERO ABRIR MINHA EMPRESA DE FORMA CORRETA E ALCANÇAR O SUCESSO EM MEUS SERVIÇOS!