Aprenda a fazer a precificação de serviços em 5 passos simples

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Precificação De Serviços Veja Como Realizar De Forma Simples E Prática Em 5 Passos - FIC Assessoria e Contabilidade

Faça a precificação de serviços de forma prática

Veja como realizar a precificação de serviços de forma prática, objetiva e sem afetar seu trabalho e clientela.

Como fazer a precificação de serviços de forma justa e competitiva? Essa é uma questão crucial para o sucesso de um empreendimento de prestação de serviços.

Porém, muitos profissionais enfrentam dificuldades para estabelecer o valor dos seus serviços, seja por falta de conhecimento, insegurança ou medo de perder clientes.

Por isso, neste artigo, vamos ensinar um passo a passo completo, para você cobrar pelos seus serviços de forma adequada e eficiente. Acompanhe! 

O que é a precificação de serviços? 

Resumidamente, a precificação de serviços é o processo de definir o valor cobrado pelo seu trabalho realizado. Alguns fatores precisam ser considerados, como, por exemplo:

  • Custos envolvidos na realização do serviço, como materiais, equipamentos, mão de obra, impostos, etc.;
  • A demanda pelo serviço, que pode variar de acordo com a sazonalidade, a localização, o público-alvo, etc.;
  • Valor percebido pelo cliente, ou seja, o benefício que ele espera receber com o serviço;
  • Valor praticado pela concorrência, que pode servir como referência ou diferencial. 

Como fazer a precificação de serviços em poucos passos?

É importante ressaltar que a precificação dos serviços deve ser realizada de forma estratégica, afinal, ela influencia diretamente na lucratividade, competitividade e fidelização dos clientes.

Para fazê-la, é necessário seguir alguns passos, que são:

1. Calcule o seu custo por hora de serviço 

Para fazer isso, some todos os seus custos fixos e variáveis mensais. Em seguida, divida esse valor pelo número de horas trabalhadas por mês.

O resultado é o seu custo por hora de serviço, ou seja, o valor mínimo que você precisa cobrar para não ter prejuízo.

2. Defina a sua margem de lucro 

A margem de lucro é a porcentagem que você deseja ganhar em cima do seu custo por hora de serviço. Essa porcentagem pode variar de acordo com o seu objetivo, segmento, diferencial, etc.

3. Pesquise o preço da concorrência 

Pesquise o mercado a fim de saber quais valores são cobrados pelos seus concorrentes. Para isso, você pode usar sites, mídias sociais, orçamentos, indicações, entre outras formas.

Após a pesquisa, compare seu preço com o preço médio da concorrência e veja se você está dentro da faixa de mercado.

4. Avalie o valor percebido pelo cliente 

O valor, neste caso, se refere a quanto o cliente está disposto a pagar pelo serviço, considerando os benefícios, soluções e resultados que você oferece.

Para avaliar o valor percebido pelo cliente, use técnicas como pesquisa de satisfação, depoimentos, etc.

Se o seu preço estiver abaixo do valor percebido pelo cliente, você pode aumentá-lo sem perder vendas. Já se o seu preço estiver acima, você pode reduzi-lo ou investir em ações de marketing para aumentar o seu valor agregado.

5. Defina o seu preço final 

O seu preço final é o resultado da junção dos passos anteriores. Ele precisa ser o valor que melhor atende as necessidades suas e de seu cliente.

Lembre-se de que o seu preço final não é fixo, e pode ser alterado, conforme o mercado muda. Por esse motivo, é essencial que você revise sua precificação de serviços constantemente.

A precificação de serviços é muito importante

Fazer a precificação de serviços, de forma correta, é importante para o seu negócio, pois é através dela que você garante seu lucro e consegue investir em melhorias para o seu serviço.

Ao seguir os passos desse artigo, você consegue definir a precificação dos seus serviços, de forma efetiva. Dessa forma, não haverá impacto nem no seu bolso, nem na satisfação de seu cliente.

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